Notícias

Unidades gerenciadas pela PB Saúde realizam atividades para promover a importância da higienização das mãos na prevenção de infecções

publicado: 05/05/2025 17h09, última modificação: 05/05/2025 17h09

As unidades gerenciadas pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) realizaram ações alusivas ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, nesta segunda-feira (5). As equipes do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) desenvolveram atividades para promover aos colaboradores, pacientes e acompanhantes a importância de higienizar as mãos para prevenir infecções. 

A diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, destacou a importância da campanha, que este ano tem como tema ‘Luvas, às vezes, higiene das mãos, sempre’, e reforçou o compromisso da PB Saúde com a segurança do paciente e a qualidade do cuidado. “A higienização correta das mãos é um gesto simples, mas de impacto na prevenção de infecções e na proteção da vida. Esta data é uma oportunidade para conscientizar nossos profissionais de saúde, pacientes e toda a sociedade sobre a responsabilidade compartilhada na promoção de ambientes mais seguros nos serviços de saúde. Assim, podemos fortalecer essa prática essencial todos os dias”. 

Hospital Edson Ramalho 

No Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), a campanha teve um caráter lúdico com dinâmicas de grupo para passar a mensagem da importância da higienização das mãos. A coordenadora do SCIH, Luana Abrantes, afirmou que as equipes visitaram os setores assistenciais do hospital e realizaram um jogo de perguntas e respostas, com distribuição de brindes aos participantes, além da entrega de panfletos informativos. “Outra parte da dinâmica foi uma brincadeira com tinta guache. Os profissionais vestiam uma luva e, de olhos vendados, deveriam usar a tinta, simulando a higienização das mãos, de modo que toda a área ficasse pintada”, contou. 

Segundo ela, a resposta foi muito positiva. “Acreditamos que os meios lúdicos são bastante eficazes para passar esse tipo de mensagem, aumentando a compreensão e a adesão. Todo mundo adorou e escutou atentamente as orientações”, comentou. As equipes também entregaram serras de unhas, como um lembrete aos profissionais para manterem as unhas sempre aparadas.

Hospital Metropolitano 

A programação do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires contou com dramatização e brincadeiras para passar as informações de forma lúdica. Os personagens ‘Sr. Álcool Gelson’ e ‘Sr. Bactéria’ percorreram os setores da unidade hospitalar fazendo orientações sobre a higienização das mãos. Também foi realizada uma palestra, ministrada pelo médico infectologista Tiago Monteiro Gomes e enfermeiras especialistas no tema. 

“Nós preparamos esse momento com muito carinho para podermos conversar um pouco mais sobre a higiene das mãos, pois é sempre importante frisarmos a importância dessa ação tão básica, mas tão importante no controle das infecções relacionadas à assistência à saúde”, ressaltou Tiago Monteiro Gomes, médico infectologista que atua no Hospital Metropolitano. 

Hospital Regional de Guarabira 

No Hospital Regional de Guarabira (HRG), as equipes do NSP e SCIH abordaram os colaboradores da unidade, orientando acerca da importância de higienizar as mãos corretamente para proteger os pacientes de infecções. Durante a ação, foram realizadas dinâmicas e a distribuição de material educativo. 

 Hemodinâmicas 

Os serviços de Hemodinâmica instalados no Hospital de Trauma de Campina Grande e no Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, também promoveram atividades para conscientizar os colaboradores sobre o tema, com orientações e distribuição de material informativo.