Notícias
PB Saúde promove capacitação para colaboradores com foco no atendimento humanizado a pacientes com TEA

Cuidar vai muito além do tratamento. Essa é a mensagem que reflete o objetivo do curso promovido pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) para capacitar seus colaboradores no atendimento humanizado a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A capacitação aconteceu nesta quarta-feira (30) na Faculdade Uninassau, em João Pessoa, reunindo profissionais dos serviços gerenciados pela instituição.
Com o tema ‘Hospital Amigo do Autista’, o curso faz parte das iniciativas da Fundação em oferecer assistência com excelência técnica e humanização em todos os serviços gerenciados. A capacitação abordou pontos como a complexidade do espectro autista, a diversidade da pessoa com TEA e a promoção de ambientes mais acessíveis e acolhedores para este público.
A presidente da Comissão de Humanização da PB Saúde, Jucelene Cardoso, destacou a importância da capacitação. “A humanização no atendimento é fundamental, em especial no cuidado às pessoas com autismo, sendo ainda mais necessário que os profissionais estejam preparados para oferecer uma assistência que compreenda as necessidades individuais dos pacientes”, afirmou.
O curso foi ministrado por profissionais da área de psicologia e psicopedagogia, contando também com depoimentos de colaboradoras de mães de crianças com autismo. Participaram da capacitação colaboradores que atuam em diversas áreas nas unidades gerenciadas pela PB Saúde.
De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, a PB Saúde tem buscado tornar os serviços cada vez mais acolhedores e inclusivos para os pacientes dentro de suas necessidades específicas. “O paciente com TEA ou com outras síndromes que demandam acolhimento diferenciado, não pode estar restrito apenas ao eixo de um protocolo assistencial dentro da rede de saúde. Se setores como a recepção, a classificação de risco ou a área administrativa não compreenderem que esse paciente necessita de um atendimento diferente, de um olhar mais atento e sensível para acolher e compreender suas demandas, não estaremos oferecendo um cuidado adequado”, pontuou.
Atualmente, a PB Saúde gerencia os hospitais Edson Ramalho, em João Pessoa; Metropolitano, em Santa Rita; e Regional de Guarabira; além dos serviços de hemodinâmica instalados em Patos e Campina Grande. Todas as unidades buscam promover uma cultura de empatia numa abordagem que integra equipes multiprofissionais capacitadas, ambientes mais acolhedores e processos que fortalecem o vínculo entre usuários e profissionais.