Notícias

Hospital Regional de Guarabira implanta o uso de QR Code para notificação de eventos de risco à segurança do paciente

publicado: 06/05/2025 14h28, última modificação: 06/05/2025 14h34

O Hospital Regional de Guarabira (HRG), do Governo do Estado e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), implantou o uso de QR Codes para facilitar a notificação de eventos adversos ao Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). A ferramenta permite que colaboradores, usuários e acompanhantes possam registrar ocorrências de risco à segurança do paciente de forma rápida, segura e sigilosa. 

De acordo com a presidente do Núcleo de Segurança do Paciente do HRG, Lorena Rafaella, as notificações recebidas são enviadas direto ao Notivisa, plataforma eletrônica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A partir dessas notificações, vamos promover capacitações para proporcionar uma melhor assistência aos nossos usuários”, explicou. 

Podem ser notificados diversos tipos de eventos adversos, a exemplo de acidentes com o paciente, assim como falhas durante a assistência à saúde, nas atividades administrativas, nos procedimentos cirúrgicos, na administração de dietas, na identificação de pacientes, na documentação, entre outras situações. 

Para a diretora-geral do HRG, Rosicler Pinheiro, a iniciativa representa um avanço significativo no fortalecimento da cultura da segurança dentro da unidade hospitalar. “A notificação é uma ferramenta essencial para identificar fragilidades nos processos e, a partir disso, promover melhorias contínuas. Quando os colaboradores, assim como os usuários e acompanhantes se sentem seguros para reportar eventos, conseguimos agir preventivamente e proteger ainda mais os nossos pacientes”, destacou.

A implantação do QR Code integra o conjunto de ações da unidade hospitalar direcionadas à qualificação dos serviços e ao compromisso com uma assistência segura, humanizada e de qualidade.