Notícias
II Encontro de Nutrição da PB Saúde reúne profissionais e estudantes para debater avanços e desafios da nutrição clínica hospitalar

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) realizou, nesta sexta-feira (29), a segunda edição do Encontro de Nutrição da PB Saúde (Nutricon), no auditório do Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto, em João Pessoa. O evento teve como tema central “Avanços e desafios na nutrição clínica hospitalar: da avaliação nutricional à intervenção terapêutica” e reuniu profissionais de saúde, palestrantes e estudantes para troca de experiências, aprendizado e fortalecimento da atuação do nutricionista no cuidado integral ao paciente.
Com um olhar ampliado para a prática clínica, o II Nutricon abordou temas como triagem e avaliação nutricional, padronização de dietas, escolha de fórmulas e intervenções terapêuticas, reforçando a importância do papel do nutricionista dentro dos hospitais e serviços gerenciados pela PB Saúde.
Para Atson Barbosa, coordenador da Nutrição do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e membro da comissão organizadora do evento, o Nutricon vem consolidando um espaço de valorização profissional. “A primeira edição já foi um grande sucesso e essa segunda veio para fortalecer ainda mais esse projeto. Reunir profissionais e estudantes para debater a nutrição hospitalar significa valorizar quem atua diariamente na linha de frente da assistência, mas também incentivar a formação de novos profissionais comprometidos com a saúde pública”, destacou.
Para Felipe Lundgren, coordenador da Nutrição do Hospital do Servidor General Edson Ramalho, o encontro fortalece a atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse é um evento que chegou para explicar, para repassar conhecimento e também para aprender com os colegas. O principal beneficiado é sempre o paciente. Como nutricionistas, nosso dever é levar o que aprendemos para a prática, dentro dos hospitais da PB Saúde. Já podemos dizer que a terceira edição será ainda melhor”, comentou.
Uma das palestrantes foi a nutricionista materno-infantil Laura Fernandes, responsável técnica do Banco de Leite Humano Anita Cabral. Ela abordou o tema “Atuação do nutricionista no apoio, promoção e incentivo ao aleitamento materno”.
“Essa é uma pauta muitas vezes deixada de lado na formação em nutrição, mas os nutricionistas também são protagonistas no incentivo à amamentação. É preciso destacar estratégias, políticas públicas e formas de atuação para promover o uso do leite humano nas unidades neonatais e incentivar a amamentação nos serviços de saúde”, pontuou.
O evento também foi oportunidade para estudantes conhecerem de perto a prática clínica. Alice Pereira, estudante de nutrição, ressalta a experiência: “Foi uma nova perspectiva. Estou no terceiro período e ainda não tivemos contato com a área hospitalar na grade, então foi muito enriquecedor. Conhecemos protocolos, rotinas e aprendemos muito com os debates”.
Já para profissionais que já atuam na rede, como Maíra Borges Madruga, nutricionista do Hospital do Servidor General Edson Ramalho, o Nutricon é uma chance de atualização. “Estamos sempre em busca de aprimoramento. Hoje vimos várias práticas que já podemos aplicar em nossa rotina, como a forma de monitorar triagens nutricionais e alinhar com o que há de mais atualizado na pesquisa. É um evento que reforça nossa qualidade profissional e, consequentemente, beneficia o paciente”, concluiu.
A Diretora de Atenção à Saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega, reforçou que o evento se torna ainda mais significativo diante dos desafios enfrentados pela profissão. “Em tempos em que muitas vezes a nutrição é descredibilizada nas redes sociais, encontros como esse mostram a força da ciência e o quanto o trabalho do nutricionista contribui para a qualidade de vida dos pacientes. O Nutricon está alinhado à missão da PB Saúde, que é promover excelência em saúde para os paraibanos”, afirmou.
Com a boa receptividade, a expectativa é que o Nutricon siga como um espaço consolidado de formação, atualização científica e valorização da nutrição hospitalar, reforçando o compromisso da PB Saúde em promover excelência em saúde no estado.