Notícias

PB Saúde Cast: como cuidar do ouvido, nariz e garganta

publicado: 04/09/2025 07h00, última modificação: 04/09/2025 09h34

O PB Saúde Cast, o podcast oficial da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde, lança nesta quinta-feira (4) um novo episódio dedicado à saúde de ouvidos, nariz e garganta. A convidada especial é a médica otorrinolaringologista Keylla Cavalcante, que atua no Hospital do Servidor General Edson Ramalho, gerenciado pela PB Saúde, e também na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), ambos órgãos do Governo do Estado. Keylla é ainda preceptora de residência médica em otorrinolaringologia.

No episódio, Keylla Cavalcante aborda um tema comum, mas perigoso: o uso indiscriminado de descongestionantes nasais. Ela alerta para os riscos do uso excessivo, que pode levar a um efeito rebote. "O descongestionante nasal normalmente tem uma substância vasoconstritora, a oximetazolina é uma delas. Essas substâncias agem, como o próprio nome diz, como vasoconstritor tópico. Ele realmente desentope naquele momento. O ideal é usar, esse uso deve ser limitado a três, cinco dias no máximo. Por quê? Porque a partir daí ele pode trazer efeitos que não são tão bons para a saúde", explica a médica. Para uma limpeza nasal saudável, a recomendação é o soro fisiológico, disponível em diversas apresentações.

Outro ponto de destaque é a higiene auditiva. A especialista desaconselha veementemente o uso de hastes flexíveis (cotonetes), tampas de caneta, chaves de carro ou qualquer outro objeto dentro do ouvido. "Além de não limpar, a gente está empurrando o que está dentro do ouvido para mais interno, fazendo com que o ouvido fique entupido e gerando inflamações", afirma a médica. A forma correta de limpar os ouvidos é com a ponta da toalha após o banho, pois o próprio corpo possui mecanismos de autolimpeza da cera.

O ronco, muitas vezes motivo de discórdia em casa, é outro sinal de alerta crucial discutido no podcast. Keylla enfatiza que "se alguém está reclamando, é um sinal de alerta para aquele ronco, que não é natural". Além do incômodo sonoro, o ronco pode indicar problemas de saúde mais sérios, como apneia do sono, caracterizada por paradas na respiração durante o sono. Essas interrupções, que são microdespertares imperceptíveis para quem ronca, podem levar à diminuição da oxigenação e trazer consequências como aumento do risco de infarto, AVC, dificuldade de concentração e sonolência diurna.

A otorrinolaringologista também lista outros sinais de alerta que exigem atenção médica, como perda auditiva, sensação de ouvido cheio, tontura rotatória, rouquidão persistente por mais de duas semanas, nariz entupido cronicamente e dores de garganta que dificultam a alimentação. Ela reforça a importância de buscar um especialista caso esses sintomas persistam.

Para manter a saúde do ouvido, nariz e garganta em dia, Keylla oferece dicas simples e eficazes. Além das orientações específicas sobre limpeza e uso de medicamentos, ela destaca a importância da hidratação, alimentação saudável, sono regular e exercícios físicos.

Sobre o PB Saúde Cast - O PB Saúde Cast é distribuído semanalmente, por temporada, no canal do YouTube da PB Saúde, no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music. A cada episódio, profissionais que atuam em unidades e serviços de saúde públicos do estado da Paraíba, conversam sobre temas relevantes na área de saúde, orientando a população sobre os serviços oferecidos pelo SUS no estado e também sobre dicas para melhoria na saúde e na qualidade de vida. 

O episódio foi dirigido por Felipe Miranda; apresentado por Diogo Almeida, assessor de imprensa da PB Saúde; com direção e edição de vídeo por Jackson Diniz; produção por Mary Jéssica; e identidade visual por Alice Pereira. O PB Saúde Cast é gravado na sede da PB Saúde, em João Pessoa.