Notícias
Hospital Metropolitano encerra campanha ‘Agosto Lilás’ com programação de conscientização e prevenção à violência contra a mulher

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade da rede estadual gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), encerrou, nesta quarta-feira (27), a programação alusiva à campanha ‘Agosto Lilás'. O evento, realizado ao longo de três dias, reforçou a importância da conscientização e do enfrentamento da violência contra a mulher, reunindo ações de saúde, bem-estar, empoderamento e debates sobre o tema.
O último dia de programação foi marcado pela apresentação do programa estadual ‘Antes que Aconteça’, que busca identificar sinais de violência e promover ações preventivas em toda a Paraíba. A atividade contou com a presença da segunda-dama do Estado, Camila Mariz Ribeiro, coordenadora do programa, que conduziu uma palestra de sensibilização voltada aos profissionais da unidade.
“Embora as especialidades atendidas aqui sejam a cardiologia, neurologia e endovascular, o hospital se abre mais uma vez para abordar a violência contra a mulher. É muito importante ver esse compromisso em capacitar os profissionais, para que estejam atentos a diferentes sinais de violência, que não serão necessariamente o motivo pelo qual a pessoa procura o serviço, mas com uma equipe humanizada, sensível, atenta e treinada para identificar essas situações, mesmo quando a paciente não verbaliza diretamente o problema, certamente será possível fazer a diferença”, afirmou Camila Mariz Ribeiro.
Durante o evento, a diretora de Atenção à Saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega, destacou a importância do papel dos profissionais de saúde na identificação de sinais de violência contra a mulher. “É preciso sabermos os canais de ajuda para que tenhamos escuta ativa, para percebermos situações de violência contra a mulher, entendermos o ciclo de violência pelo qual a mulher passa. Mesmo não sendo um hospital ‘porta aberta’, aqui também é um lugar da gente enxergar o invisível, a exemplo de alguém que veio para uma internação clínica, mas pode estar sofrendo algum tipo de violência, e podermos perceber que algo diferente está acontecendo. Então, que a gente possa continuar essa missão, nos mantendo em alerta e em vigilância”.
A programação do Agosto Lilás no Hospital Metropolitano teve início na segunda-feira (25), com atividades voltadas ao autocuidado e à saúde. A equipe de Fisioterapia promoveu um momento de ginástica laboral, seguido por um curso de automaquiagem para gestoras, incentivando o amor-próprio, a autoestima e a valorização pessoal.
Na terça-feira (26), as colaboradoras participaram de uma roda de conversa com a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, e da ouvidora da mulher da OAB-PB, Renata Quintans, que discutiu temas relacionados à saúde ocupacional, psicologia e serviço social. Na ocasião, também foi realizado um debate sobre a assistência hospitalar a mulheres em situação de agressão.
Uma das participantes do evento foi Kézia Coutinho, assistente administrativa no Hospital Metropolitano. Ela ressaltou a relevância da campanha Agosto Lilás para a segurança e acolhimento das mulheres. “Só quem sabe é quem passa por isso. Às vezes a colega de trabalho pode estar passando e a gente nem sabe. Então eu achei de extrema importância essa pauta ter sido levantada, além da apresentação de programas de maneira informativa para que possamos ter um olhar diferente para isso”, disse.
Com o encerramento da campanha, a diretora geral do Hospital Metropolitano, Louise Nathalie reforçou o compromisso de acolher, apoiar e fortalecer suas profissionais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e consciente. “O Agosto Lilás chega ao fim, mas a luta continua. Que a força desse movimento nos inspire a seguir vigilantes e comprometidos para que nenhuma mulher seja silenciada pela violência e para que todas possam viver em liberdade, respeito e segurança. Quero agradecer a todos que participaram ativamente durante esses três dias e dizer que o Hospital Metropolitano faz parte dessa campanha.”, concluiu.