Notícias

PB Saúde realiza primeira integração dos profissionais aprovados no concurso público de 2024

publicado: 14/07/2025 17h43, última modificação: 15/07/2025 14h14

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) realizou, nesta segunda-feira (14), a primeira integração dos profissionais convocados no segundo concurso público da instituição (Concurso 001/2024). A recepção dos novos colaboradores aconteceu na Sala de Concertos do Espaço Cultural  José Lins do Rego, em João Pessoa, reunindo autoridades da saúde estadual. Na primeira chamada, foram convocados  431 candidatos e, destes,  370 foram considerados aptos a assumirem seus cargos públicos.

Durante a solenidade, o superintendente da Fundação, Jhony Bezerra, destacou a importância do momento e anunciou a previsão de novas convocações. “Temos acompanhado a ansiedade de cada um para assumir o seu cargo, de exercer sua função. A tão sonhada hora chegou: vocês agora são oficialmente colaboradores da PB Saúde. E para aqueles que ainda aguardam, já existe o planejamento de novas convocações. Vamos continuar avançando, principalmente no interior do estado. Esse modelo de gestão da Fundação é um dos que mais cresce no SUS em todo o Brasil e não será diferente na Paraíba”, afirmou. 

Representando o governador João Azevêdo e o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, reforçou o papel estratégico da Fundação na regionalização dos serviços de saúde no estado. “A PB Saúde é uma fundação pública do Governo da Paraíba, que hoje ocupa espaço em todas as regiões do estado. Estamos em Patos, com a Hemodinâmica e o programa Coração Paraibano, nas ambulâncias, e em hospitais de várias regiões. Vocês estão assumindo a missão de cuidar dos paraibanos em um momento histórico. Nosso SUS só vai funcionar bem com trabalhadores comprometidos e capacitados, como vocês”, disse.

Já a diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, destacou a responsabilidade dos novos colaboradores diante da missão do SUS. “Assumam essa missão com ética e responsabilidade. O cuidado que vocês vão oferecer é para todos: hoje é para um desconhecido, mas amanhã pode ser para alguém próximo. É essencial também que esse cuidado se conecte à Atenção Primária. Sem essa integração, não há continuidade na assistência”, ressaltou. 

Ao longo da programação, os convocados tiveram a oportunidade de conhecer as normas, políticas, valores e estrutura organizacional da Fundação, além de receber orientações sobre seus direitos, deveres e o papel essencial que irão desempenhar no atendimento à população por meio do SUS. O evento também reforçou a missão institucional de promover uma saúde pública de qualidade, com profissionais capacitados e comprometidos com o cuidado.

Os novos colaboradores foram recepcionados com kits da PB Saúde, contendo ecobag, caderninho, porta crachá, caneta e botton, além de coffee break no início e final das atividades. Entre os profissionais que tomaram posse de seus cargos nesta segunda-feira (14), está Deise Egito, convocada para o cargo de técnica de farmácia no Hospital Metropolitano. Ela falou sobre o novo momento profissional. “Trabalhei em outra instituição pública, mas atualmente atuava apenas no setor privado. A expectativa é grande. Estou animada para contribuir com a PB Saúde, crescer profissionalmente e fazer a diferença na vida das pessoas”, disse. 

Para Maria Lucineide Gomes, que tomou posse do cargo de assistente administrativo, a conquista representa a concretização de um sonho. “É a realização de um sonho, depois de muitas batalhas, porque requer toda uma dedicação. É a primeira vez que sou convocada para um concurso público, já começo inspirada pela fala dos gestores e entro com o sentimento de que posso fazer a diferença numa instituição que trabalha fazendo o bem e levando uma real contribuição para a sociedade. Para muitos, a aprovação num concurso público representa mudança em sua realidade econômica, então é um misto de emoção, felicidade e expectativa de iniciar um novo ciclo”, comemorou. 

Concurso Público 

Nesta primeira chamada, publicada no Diário Oficial do Estado em 31 de maio de 2025, foram convocados 431 candidatos para atuação em diferentes unidades hospitalares e setores administrativos. A convocação contempla 320 aprovados da ampla concorrência, 40 pessoas com deficiência (PCD) e 71 pessoas pretas ou pardas (PPP), reforçando o compromisso com uma saúde mais inclusiva e representativa. Do total de candidatos convocados, 370 foram considerados aptos a participar da integração e assumirem seus cargos públicos. 

O segundo concurso da PB Saúde, realizado em dezembro de 2024 (Concurso 001/2024), ofertou 4.338 vagas, sendo 1.410 para contratação imediata e 2.928 para cadastro de reserva, abrangendo 87 cargos de níveis médio, técnico e superior. Ao final, foram aprovados 1.228 candidatos, distribuídos em diversas categorias hospitalares: 327 médicos, 790 profissionais das áreas assistencial e multiassistencial, 108 de cargos gerais e 3 advogados.