Notícias
PB Saúde Cast: saiba a importância dos primeiros cuidados fonoaudiológicos em recém-nascidos

O novo episódio do PB Saúde Cast, o podcast oficial da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), lançado nesta quinta-feira (10), destaca a relevância dos primeiros cuidados fonoaudiológicos em recém-nascidos. Para discutir o tema, recebemos a fonoaudióloga Tatiana Aires, que atua na maternidade do Hospital Regional de Guarabira (HRG), unidade gerenciada pela PB Saúde.
Tatiana, que também é mestre em linguística e consultora em amamentação, explica o papel fundamental do fonoaudiólogo na equipe multiprofissional de uma maternidade. "O principal papel na maternidade é realmente a promoção da saúde. Então o fonoaudiólogo junto com a equipe multiprofissional vai atuar desde a triagem auditiva neonatal, avaliando as funções orais do bebê, a exemplo da sucção e da deglutição, além de dar o apoio à amamentação e a orientação à família", afirma a especialista.
O episódio aborda a importância dos testes da orelhinha e da linguinha, realizados ainda na maternidade, antes da alta. "É uma grande honra poder dizer que todos os bebês que atendemos em Guarabira saem 100% triados na parte do teste da orelhinha e teste da linguinha", ressalta Tatiana. Ela detalha que o teste da orelhinha avalia a capacidade auditiva dos bebês, enquanto o teste da linguinha detecta a anquiloglossia (língua presa), que pode limitar os movimentos da língua, essenciais para a sucção e, futuramente, para o desenvolvimento da fala.
A fonoaudióloga também enfatiza a relação direta da fonoaudiologia com a amamentação. "Sem dúvida, é a função principal para a produção do leite materno. Uma sucção eficiente faz com que dois hormônios responsáveis pela produção e liberação do leite materno sejam ativados, é a prolactina e a oxitocina", explica. Caso seja detectada a língua presa, o procedimento de frenotomia é realizado, liberando o frênulo e facilitando a amamentação.
O podcast também orienta os pais sobre sinais de alerta após a alta da maternidade. "Nem sempre as dificuldades na amamentação vão surgir nas 48 horas da internação na maternidade. Às vezes essas dificuldades vêm depois, quando está em casa e não consegue posicionar direito, não tem quem ajude a orientar sobre a pega", alerta Tatiana. Além disso, a profissional destaca a importância de observar o desenvolvimento normal da criança, como a atenção aos sons e o reconhecimento da voz dos pais, e a atenção a atrasos na linguagem.
Para estimular o desenvolvimento auditivo e oral em casa, Tatiana Aires recomenda a rotina. "Não tem nada mais importante do que a rotina. Porque a rotina, ela se repete, como o próprio nome diz, e a repetição gera aprendizado", orienta. Ela finaliza com uma recomendação crucial: "Nada de telas para esses bebês... é cantar, é brincar, é falar, conversar, estimular da forma mais natural possível esses bebês."
Sobre o PB Saúde Cast - O PB Saúde Cast é distribuído semanalmente, por temporada, no canal do YouTube da PB Saúde, no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music. A cada episódio, profissionais que atuam em unidades e serviços de saúde públicos do estado da Paraíba, conversam sobre temas relevantes na área de saúde, orientando a população sobre os serviços oferecidos pelo SUS no estado e também sobre dicas para melhoria na saúde e na qualidade de vida.
O episódio foi dirigido por Felipe Miranda; apresentado por Diogo Almeida, assessor de imprensa da PB Saúde; com direção e edição de vídeo por Jackson Diniz; produção por Thibério Rodrigues; e identidade visual por Alice Pereira. O PB Saúde Cast é gravado na sede da PB Saúde, em João Pessoa.