Notícias

PB Saúde Cast: Setembro Amarelo e a importância de conversar para salvar vidas

publicado: 11/09/2025 07h00, última modificação: 11/09/2025 08h47

O PB Saúde Cast, podcast oficial da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), lança nesta quinta-feira (11) um episódio fundamental sobre o Setembro Amarelo, a campanha de prevenção ao suicídio. O convidado para a discussão é o psicólogo e mestre em antropologia social Danillo Teodozio, coordenador do setor de psicologia do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela PB Saúde. O episódio aborda o tema "Conversar pode mudar vidas", reforçando a importância do diálogo na promoção da saúde mental.

Danillo detalha a origem e a evolução do Setembro Amarelo, que completa uma década de institucionalização no Brasil por iniciativas como o Centro de Valorização da Vida (CVV). "É um momento da gente entender de que forma essas discussões se popularizaram nos últimos dez anos. A gente tem que pensar que a questão da suicidologia é uma temática que enfrenta tabus, enfrenta processos de silenciamento", explica o psicólogo.

Ele ressalta que, embora o suicídio atinja pessoas de diferentes idades e gêneros, os dados epidemiológicos no Brasil apontam que quem mais se suicida aqui no Brasil são jovens de 15 a 29 anos de idade, geralmente são homens, uma vez que mulheres provocam mais autolesões. O psicólogo enfatiza a necessidade de ir além de uma visão puramente biológica. “Devemos levar em consideração os fatores, os contextos históricos que esta pessoa está inserida, para além de uma biologização da vida. Entender que essa pessoa está num ambiente histórico, ela tem relações familiares, ela tem ali um emprego de repente, um estilo de vida".

No ambiente hospitalar, o trabalho da psicologia é crucial. Danillo descreve como a equipe acolhe pacientes, acompanhantes e colaboradores, especialmente diante de diagnósticos difíceis. "Ter ali uma atuação acolhedora em relação à psicologia no trabalho com os pacientes, essa escuta acolhedora com humanização, a gente conseguir estar atento a quem é esse sujeito que está ali vivenciando esse adoecimento", afirma. Ele destaca a importância de elucidar medos [da morte, da cirurgia] como o primeiro passo para um acolhimento ético, para uma escuta significativa que realmente consiga compreender que é passar com processo de adoecimento em instituições hospitalares sem sofrer tanto.

Para os profissionais de saúde, que enfrentam desafios únicos, o cuidado com a saúde mental também é pauta. "A nível de gestão, realizar diagnósticos institucionais de acordo com a NR1 possibilita que a gente identifique riscos de prevenção ao suicídio, riscos de adoecimento hospitalar, riscos de adoecimento em relação ao trabalho", explica Danillo. Ele sugere a criação de espaços de socialização e bem-estar para que esses trabalhadores consigam falar sobre suas experiências, lidar com suas experiências e ter suas demandas escutadas.

Para quem busca ajuda, o psicólogo reforça estratégias como o desenvolvimento de habilidades emocionais e a busca por apoio profissional. "Buscar ajuda terapêutica, os profissionais de psicologia, terapeutas, profissionais da psiquiatria também são importantes, aliados nesse momento ou em outros momentos da nossa vida para que a gente possa se desenvolver, se autoconhecer", pontua. Ele finaliza com a mensagem de que "na medida em que a gente fala sobre nossas experiências, a gente tem a possibilidade de se cuidar, de se cuidar. Então acreditar nisso é um passo fundamental".

Sobre o PB Saúde Cast - O PB Saúde Cast é distribuído semanalmente, por temporada, no canal do YouTube da PB Saúde, no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music. A cada episódio, profissionais que atuam em unidades e serviços de saúde públicos do estado da Paraíba, conversam sobre temas relevantes na área de saúde, orientando a população sobre os serviços oferecidos pelo SUS no estado e também sobre dicas para melhoria na saúde e na qualidade de vida. 

O episódio foi dirigido por Felipe Miranda; apresentado por Diogo Almeida, assessor de imprensa da PB Saúde; com direção e edição de vídeo por Jackson Diniz; produção por Thibério Rodrigues; e identidade visual por Alice Pereira. O PB Saúde Cast é gravado na sede da PB Saúde, em João Pessoa.