Notícias

Hemodinâmica de Campina Grande promove treinamento para manejo seguro dos pacientes

publicado: 04/02/2026 17h34, última modificação: 04/02/2026 17h34

O serviço de Hemodinâmica do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande está promovendo um treinamento sobre o manejo seguro dos pacientes internados em relação à mobilidade, funcionalidade e prática da intervenção precoce de forma segura. A capacitação teve início na terça-feira (3) e segue até a sexta-feira (6), direcionada a toda a equipe assistencial do serviço gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde). 

Intitulado ‘Eu mobilizo com segurança’, o projeto foi desenvolvido para fortalecer a prática da mobilização precoce e das intervenções assistenciais seguras. A proposta alia fundamentação teórica e aplicação prática no próprio ambiente assistencial, permitindo que a equipe reconheça riscos, identifique critérios clínicos de elegibilidade e estratificando riscos, além de adotar condutas individualizadas, respeitando as particularidades hemodinâmicas e o momento clínico de cada paciente. 

De acordo com Henrique Veras, coordenador de Fisioterapia e responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Hemodinâmica de Campina Grande, ao capacitar a equipe diretamente no local de atuação, o treinamento promove maior integração entre conhecimento técnico, tomada de decisão e segurança do paciente. 

“A abordagem prática favorece o aperfeiçoamento das técnicas de mobilização, a padronização de condutas e o fortalecimento da cultura de cuidado seguro, contribuindo para a redução de complicações, otimização do tempo de recuperação e melhoria dos desfechos funcionais dos pacientes atendidos na Hemodinâmica”, afirmou. 

O treinamento acontece duas vezes ao ano e, desde o último, realizado no segundo semestre do ano passado, foi registrada redução significativa de eventos adversos com os pacientes.  A capacitação faz parte das atividades planejadas de Educação Permanente para o ano de 2026 e conta com a colaboração do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Trauma de Campina Grande.