Notícias

PB SAÚDE oferta 21 ambulâncias para unidades que atendem o Coração Paraibano em todo o estado

publicado: 26/05/2023 21h06, última modificação: 26/05/2023 21h14

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde - PB SAÚDE entregou nesta sexta-feira (26), junto ao governador João Azevêdo e em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 21 novas ambulâncias destinadas às 12 bases descentralizadas do programa Coração Paraibano em todo o estado. Além destas ambulâncias adquiridas pela PB SAÚDE, o governador também entregou 19 outras ambulâncias, para hospitais e UPAs da rede estadual, e uma aeronave para transporte aeromédico pelo Corpo de Bombeiros.

A solenidade de entrega aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa. Na ocasião, o governador João Azevêdo ressaltou que a entrega da nova UTI aérea e das ambulâncias representa a qualificação constante da prestação de serviço à população. “Aqui na Paraíba, o SUS verdadeiramente funciona e esses equipamentos darão mais um reforço na estrutura do programa Coração Paraibano que em dois meses já salvou mais de mil vidas, graças à qualidade e agilidade do atendimento, configurando mais uma ação de interiorização dos serviços de saúde."

O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, destacou a importância de mais uma ação de governo para garantir a eficácia no tempo de atendimento e resposta no tratamento médico. “A saúde da Paraíba voa mais alto e se coloca em outro patamar, com duas aeronaves para o transporte de pacientes, ampliando a nossa linha de cuidados específicos. A Paraíba já é referência nacional com o programa Coração Paraibano, com rede de hemodinâmica e telemedicina, e seguiremos avançando em favor da vida, com a descentralização dos serviços de saúde, dando segurança e acessibilidade aos pacientes dos grandes e pequenos municípios”, falou.

De acordo com o diretor superintendente da PB SAÚDE, Luiz Gustavo César, as ambulâncias ofertadas pela Fundação são do tipo Unidade de Suporte Avançado de vida (USA), que vão servir para o atendimento assistencial, e transferência e transporte de pacientes, especialmente os que estão com quadro de infarto agudo do miocárdio, justamente os que são atendidos pelo programa Coração Paraibano.

“A entrega destas ambulâncias representa um marco no Estado da Paraíba, porque a normativa do Ministério da Saúde é que se tenha uma ambulância deste tipo para cada 300 mil habitantes. A Paraíba está dando um passo à frente e aumentando em 400% essa proporção. Nós temos uma demanda grande de pacientes com infarto agudo do miocárdio e que precisam ser atendidas em centros especializados da PB SAÚDE, que são as hemodinâmicas de Patos, Campina Grande e Santa Rita. São veículos novos, com todo o aparato necessário para atender pacientes em estado crítico e que vão agilizar esse atendimento”, disse.

Para a diretora de atenção à saúde da Fundação, entregar os veículos justamente nesta semana acabou sendo algo simbólico. “Estamos justamente no período em que acontece a Conferência Estadual de Saúde, que é o maior calendário do setor, quando há um grande encontro de todos os segmentos da sociedade para debater a saúde pública. Para a gente, poder fazer esta entrega nesta semana é algo de muita felicidade. É a PB SAÚDE cada dia mais próxima de toda a população paraibana, atuando forte junto aos pilares do SUS e dando o mesmo tempo de resposta aos pacientes em qualquer região do estado, do Litoral ao Sertão”, completou. 

As 21 ambulâncias ofertadas pela PB SAÚDE são destinadas às 12 bases descentralizadas do Coração Paraibano, que ficam nas cidades de João Pessoa, Mamanguape, Guarabira, Itabaiana, Picuí, Monteiro, Campina Grande, Patos, Piancó, Princesa Isabel, Sousa, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Pombal e serão geridas pelo Complexo Regulador Estadual.

Em dois meses de funcionamento, o Coração Paraibano já salvou a vida de mais de 1 mil paraibanos e paraibanas que foram acometidos por algum tipo de urgência cardiológica. Dentre elas, a urgência cardíaca com maior incidência durante o período foi o Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento do ST, que trata-se de uma situação clínica de extrema gravidade, com risco de vida e que se caracteriza como emergência médica.

Como funciona o Coração Paraibano

Os centros de referência do programa são o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita; o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande; e o Complexo Regional Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, unidades onde estão localizadas as hemodinâmicas.

Assim que o paciente é diagnosticado com os sintomas, baseado no protocolo do Coração Paraibano, os médicos da unidade de saúde onde o paciente recebeu o primeiro atendimento fazem contato, por telemedicina, com especialistas do Metropolitano, hospital coordenador do programa, para receber orientação sobre os cuidados imediatos com medicação e exames de imagem.

Quando necessário, o paciente é encaminhado pela Central de Regulação Estadual para realizar procedimento de intervenção na hemodinâmica mais próxima via transporte, que pode ser feito pela base de ambulâncias, pelo Grupo de Resgate Aeromédico (Grame), ou, via aeronave de UTI aérea.