Notícias

Fundação PB SAÚDE inicia implantação do serviço de hemodinâmica no Hospital Regional de Patos

publicado: 22/12/2022 16h47, última modificação: 22/12/2022 16h50

Procedimentos de alta complexidade nas áreas de cardiologia intervencionista e endovascular tornam-se realidade no sertão paraibano para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), através da Hemodinâmica entregue em julho deste ano, pelo Governo do Estado, com investimentos de mais de R$ 4 milhões, e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB SAÚDE).

O equipamento, instalado no Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, na cidade de Patos, irá beneficiar diretamente a população de 89 municípios do sertão paraibano,  atendidos pela 3ª macrorregião de saúde, e desde a última terça-feira (20), já iniciou o funcionamento com a realização de cateterismo e angioplastia cardíaca, assim como arteriografia e angioplastia de membros, procedimentos minimamente invasivos, conhecidos pela redução do trauma cirúrgico e melhor recuperação do paciente.

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (22), na cidade de Patos, a secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, destacou o serviço pioneiro na região como um marco histórico. “Hoje o Sertão paraibano ganha essa independência, esse processo de descentralização do cuidado qualificado perto das residências dos usuários da região. Antes, os pacientes que sofriam um infarto precisavam deslocar-se de ambulância, pelo menos sete ou oito horas para Santa Rita, para realizar um procedimento que, muitas vezes, precisaria ter sido feito em até 120 minutos. Agora esse procedimento é possível em Patos”, disse.

Para o diretor de Atenção à Saúde da PB SAÚDE, Gilberto Teodozio, o gerenciamento do serviço evidencia o compromisso da Fundação na execução de ações de prevenção, promoção e tratamento de doenças e agravos a fim de garantir uma assistência de qualidade e segura para os paraibanos. “Os serviços de cardiologia e endovascular são de altíssima complexidade e, nessa fase inicial de implantação em Patos, já estamos realizando procedimentos de diagnóstico e tratamento, assim como já realizamos em Santa Rita e Campina Grande", explicou.

Segundo o diretor do Complexo Regional de Patos, Francisco Guedes, o início das atividades é de extrema importância para a região. “Mesmo há poucos dias de encerrar o ano, o Estado afirma seu compromisso com a saúde da população, entregando um serviço que promove a descentralização do atendimento. Enquanto gestores nos alegramos com essas conquistas, e toda equipe está empenhada em cooperar para promover um SUS que é capaz, e pode realizar feitos como esses”, expressou.

Presente no evento, o secretário de saúde de Patos, Leonidas Dias de Medeiros, destacou os benefícios do serviço para a população e experiência vivenciada enquanto pai de uma criança cardiopata. “É com muita satisfação que eu testemunho o protagonismo do sertão nos serviços de saúde, não só pela extensão do atendimento, mas pela qualidade prestada. Falo principalmente por ser pai de uma criança cardiopata, que com apenas 6 meses de vida, e há pouco dias, realizou um procedimento cirúrgico com sucesso no Hospital Metropolitano, que também integra essa rede de cuidado. Eu posso afirmar que como eu, muitos pais e mães de família comemoram esse momento, pois só sabe quem mais precisa do serviço, e que bom que ele agora é real”, descreveu o gestor.

A primeira paciente a passar por um procedimento na unidade foi Francisca Almeida, de 50 anos, que é moradora da cidade de Pombal. Ela sofreu um infarto e imediatamente foi transferida para Patos. "Eu fiquei muito feliz em saber que ia realizar todo o atendimento aqui em Patos, e ainda mais sabendo que a hemodinâmica vai estar aqui, e vai ser servir não só para mim, mas para muitas pessoas. Só tenho a agradecer a todos, principalmente à equipe que me atendeu tão bem", contou.

Os médicos Jânio Rolim, especialista da área vascular, e Fabrício Carvalho, cardiologista intervencionista, realizadores dos primeiros procedimentos da nova hemodinâmica, destacaram a importância da implantação do serviço. "Poder ofertar aos sertanejos a condição de realizar uma angiografia, ou angioplastia de coronária com implante de stent farmacológico, ou seja, o que há de melhor para o tratamento, é sem dúvidas uma satisfação imensa. Desde terça-feira temos vindo em uma força tarefa, e visto a felicidade dos nossos pacientes e familiares.  Estamos certos de que o serviço continuará avançado para oferecer cada vez mais à população uma assistência eficaz", pontuaram.

Todo atendimento se dará de forma regulada, por meio da Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, no qual junto à regulação da PB SAÚDE, analisará o perfil de cada paciente para o encaminhamento. "Em 2023 teremos um contrato de uma gestão da regulação, através do projeto Coração Paraibano, onde todo usuário terá uma sinalização à regulação. Sendo caso de infarto, será redirecionado para a hemodinâmica de Patos, Campina Grande ou Santa Rita, de acordo com a disponibilidade de equipe médica", completou a secretária de Saúde do estado.