Notícias

Coração Paraibano: profissionais da hemodinâmica de Campina Grande se capacitam para otimizar diagnóstico de síndromes coronarianas e arritmias

publicado: 15/03/2023 16h01, última modificação: 15/03/2023 16h01

Profissionais da assistência do serviço de hemodinâmica do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde - PB SAÚDE, participaram de uma capacitação para o programa Coração Paraibano, linha de cuidado integral da cardiologia que interliga 12 serviços para o tratamento de urgências cardiológicas da Paraíba.

“Essa capacitação visou qualificar as áreas de enfermagem e fisioterapia, divulgando os protocolos adotados pela cardiologia da PB SAÚDE, e que busca otimizar o diagnóstico de síndromes coronarianas agudas e arritmias cardíacas”, explicou o enfermeiro emergencista Walber Frazão, que atua no Laboratório de Simulação Realística do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, também gerenciado pela PB SAÚDE, e hospital coordenador do programa, por ser referência em cardiologia no estado.

O treinamento aconteceu na tarde da terça-feira (14), e foi ministrado por Walber, que apresentou uma aula voltada para a realização de eletrocardiogramas de 12 a 19 derivações e também nas práticas de assistência multiprofissional em casos de taquiarritmias e bradiarritmias, com o uso de bonecos simuladores. 

Quem participou da capacitação foi o fisioterapeuta Elton Amorim Ferreira, que atuava no Hospital Metropolitano, em Santa Rita, e foi transferido para a hemodinâmica em Campina Grande. Ele já havia participado de outros cursos ministrados no Laboratório, e considerou a formação essencial para um melhor cuidado com os pacientes. 

“Foi muito proveitoso para nós, que estamos atuando em uma unidade especializada em atendimento desse perfil de paciente que frequentemente é hemodinamicamente instável. Os conhecimentos adquiridos nesse treinamento vão permitir uma identificação mais efetiva e uma intervenção mais ágil, consequentemente melhorando o atendimento a estes pacientes”, disse. 

A técnica de enfermagem Sandali Pereira da Silva, que atua na sala de hemodinâmica com a assistência aos pacientes, também avaliou como positivo o treinamento. “Foi maravilhoso, consegui melhorar meus conhecimentos sobre eletrocardiograma e consegui aprender a identificar melhor os pacientes graves que precisam de ajuda”, completou.

Coração Paraibano – O programa conta com uma estrutura de quatro hemodinâmicas espalhadas em três hospitais nas três Macrorregiões de Saúde, 12 hospitais auxiliares para dar suporte na estabilização do paciente e na aplicação do trombolítico e uma rede de telemedicina que dará suporte 24h por meio da Central Estadual de Regulação. O programa ainda dispõe de 15 ambulâncias, uma aeronave do transporte aeromédico e um helicóptero da Polícia Militar. 

Os hospitais regionais de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Guarabira, Itabaiana, Mamanguape, Piancó, Pombal, Taperoá, Sousa, Picuí e de Monteiro, além da UPA Princesa Isabel compõem as unidades de saúde que integram o programa. Já os hospitais de Trauma de Campina Grande Dom Luiz Gonzaga Fernandes, de Patos Deputado Janduhy Carneiro e o Metropolitano são responsáveis pela realização da hemodinâmica. 

A dinâmica do atendimento prevê o direcionamento do paciente que sofrer um infarto a um hospital mais próximo para realizar a trombólise. A regulação é feita pela Central Estadual de Regulação, que também é gestora dos leitos de cardiologia de toda a Paraíba. O paciente também poderá ser regulado para uma unidade coronariana para realizar o cateterismo de urgência e terá prioridade zero nas regulações.