Notícias
PB Saúde Cast: saiba o que são os cuidados paliativos

O novo episódio do PB Saúde Cast, o podcast oficial da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), publicado nesta quinta-feira (28), aborda um tema de extrema relevância e que ainda gera muitas dúvidas: os cuidados paliativos. Para desmistificar o assunto, o programa recebe a médica geriatra e paliativista Ana Carla Porto, que integra a equipe de cuidados paliativos do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita.
Ana Carla inicia a conversa explicando a definição dos cuidados paliativos segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). "Os cuidados paliativos são abordagens, cuidados multidisciplinares, que são destinados para aqueles pacientes que estão diante de uma doença ameaçadora de vida e que têm sofrimentos em várias outras dimensões que não só a física, como a dimensão espiritual, dimensão social, familiar, psicológica", detalhou a médica. Ela ressaltou que esses cuidados visam minimizar ou atenuar esses sofrimentos, tanto do paciente quanto de seus familiares.
Um ponto crucial abordado no podcast foi a diferenciação entre cuidados paliativos e cuidados de fim de vida. A médica enfatizou que existe uma associação equivocada entre os dois. "Primeiro, os cuidados de fim de vida estão incluídos nos cuidados paliativos. Mas o cuidado paliativo não significa só o cuidado de fim de vida, o cuidado para aquele paciente que realmente está em uma situação de terminalidade ou está perto de falecer. Existem pessoas, existem pacientes que vivem anos, vivem meses, vivem até mais do que o esperado com os cuidados paliativos", esclareceu.
A especialista também desmistificou a ideia de que os cuidados paliativos são indicados apenas quando não há mais opções terapêuticas. "Isso jamais acontece, realmente, a gente tem que ficar desmistificando, é uma luta diária. Nós somos acionados para pacientes que precisam de cuidados paliativos na questão da falta de opção de tratamento como para aqueles que realmente houveram falhas de tratamento ou que estão evoluindo para uma doença incurável, por exemplo", afirmou.
Sobre a atuação da equipe multiprofissional, Ana Carla destacou a impossibilidade de se fazer cuidados paliativos sozinho. "É impossível a gente fazer cuidados paliativos sozinho. Não existe. Até pela própria definição da OMS, são cuidados multiprofissionais, multidisciplinares e interdisciplinares. Então eu preciso de equipe com psicologia, com assistente social, com a nutrição, fono, fisioterapeuta, enfermeiro, médicos, todo mundo ali junto", disse. As equipes realizam reuniões mensais e visitas multidisciplinares e psicológicas aos pacientes.
Para finalizar, a médica deixou uma mensagem importante sobre a conscientização e a desmistificação dos medos em torno dos cuidados paliativos. "Quando alguém aciona o cuidado paliativo não é porque a gente está deixando de alguma coisa, abrindo mão dos tratamentos modificadores de doença ou a gente não quer mais tratar aquele paciente, ele não tem mais chance de cura. Normalmente é porque a gente precisa entrar na jogada para diminuir aquele sofrimento. Então vamos juntos, vamos enfrentar todas as tribulações que a gente vai passar daqui para frente. Mas isso não significa jamais desistência, acelerar a morte e principalmente de que você está sozinho”, concluiu.
Sobre o PB Saúde Cast - O PB Saúde Cast é distribuído semanalmente, por temporada, no canal do YouTube da PB Saúde, no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music. A cada episódio, profissionais que atuam em unidades e serviços de saúde públicos do estado da Paraíba, conversam sobre temas relevantes na área de saúde, orientando a população sobre os serviços oferecidos pelo SUS no estado e também sobre dicas para melhoria na saúde e na qualidade de vida.
O episódio foi dirigido por Felipe Miranda; apresentado por Diogo Almeida, assessor de imprensa da PB Saúde; com direção e edição de vídeo por Jackson Diniz; produção por Thibério Rodrigues; e identidade visual por Alice Pereira. O PB Saúde Cast é gravado na sede da PB Saúde, em João Pessoa.