Notícias

PB Saúde Cast: saiba o que é polifarmácia

publicado: 26/06/2025 07h00, última modificação: 26/06/2025 08h28

O mais novo episódio do PB Saúde Cast, podcast oficial da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), lançado nesta quinta-feira (26), traz como convidada a doutora em farmacologia Paula Benvindo, coordenadora da farmácia clínica do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), gerenciado pela Fundação. Ela aborda um tema crucial para a saúde pública, a polifarmácia, desmistificando o seu significado e explicando o trabalho realizado dentro das unidades gerenciadas pela Fundação.

Segundo Paula, a polifarmácia ocorre quando um paciente faz uso concomitante e contínuo de vários medicamentos, sendo uma condição comum, especialmente em idosos e portadores de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e hipercolesterolemia. O envelhecimento, por si só, é um fator que contribui para o surgimento de diversas doenças crônicas, demandando o uso de múltiplos medicamentos. Além disso, tratamentos psiquiátricos com antidepressivos também podem contribuir para essa condição.

A farmácia clínica desempenha um papel fundamental no atendimento a esses pacientes, realizando uma triagem inicial e um processo de avaliação assim que o paciente chega à unidade. É de suma importância que, mesmo em situações de emergência, onde o foco é estabilizar o quadro agudo, a continuidade do tratamento das doenças crônicas seja garantida para a recuperação integral do paciente.

A equipe de farmácia clínica, em colaboração com a equipe multiprofissional, coleta o máximo de informações sobre os medicamentos em uso pelo paciente. Essa coleta de dados pode ser feita com o próprio paciente (se consciente e orientado) ou com familiares, e em casos onde não há informações iniciais, o serviço social pode ser acionado para contatar a família.

Um dos principais objetivos da farmácia clínica é prevenir interações medicamentosas e otimizar o tratamento. A médica ressaltou que o conhecimento dos medicamentos em uso pelo paciente pode, por exemplo, explicar alterações em exames laboratoriais. “Pacientes que utilizam anticoagulantes, por exemplo, podem apresentar parâmetros alterados que não indicam uma nova doença, mas sim o efeito do medicamento. Essa informação é vital, especialmente em casos de cirurgia, onde o uso de anticoagulantes representa um risco”, disse.

A equipe também consegue identificar o uso incorreto de medicamentos em casa, como a administração de dois fármacos com o mesmo princípio ativo, mas com nomes comerciais diferentes, um problema comum na polifarmácia que pode levar o paciente ao hospital. Além disso, a farmácia clínica garante a continuidade de medicamentos essenciais, como anticonvulsivantes, evitando que o paciente sofra crises que não estão relacionadas ao motivo da internação hospitalar.

Para finalizar, a profissional fez um apelo à população: “é importantíssimo que todos que fazem uso contínuo de medicamentos mantenham uma lista atualizada com os nomes dos remédios e a frequência de uso. Essa lista, que pode ser guardada em um local de fácil acesso ou comunicada a familiares, é fundamental para auxiliar a equipe médica em momentos de emergência, garantindo a continuidade do tratamento e uma recuperação mais rápida e completa”, completou.

Sobre o PB Saúde Cast - O PB Saúde Cast é distribuído semanalmente, por temporada, no canal do YouTube da PB Saúde, no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music. A cada episódio, profissionais que atuam em unidades e serviços de saúde públicos do estado da Paraíba, conversam sobre temas relevantes na área de saúde, orientando a população sobre os serviços oferecidos pelo SUS no estado e também sobre dicas para melhoria na saúde e na qualidade de vida. 

O episódio foi dirigido por Felipe Miranda; apresentado por Diogo Almeida, assessor de imprensa da PB Saúde; com direção e edição de vídeo por Jackson Diniz; produção por Mary Jéssica e Aline Luna; e identidade visual por Alice Pereira. O PB Saúde Cast é gravado na sede da PB Saúde, em João Pessoa.