Notícias

PB Saúde Cast: saiba mais sobre sepse, a infecção generalizada

publicado: 18/09/2025 07h00, última modificação: 18/09/2025 10h48

O PB Saúde Cast, podcast oficial da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde, lançou nesta quinta-feira (18) um novo episódio dedicado à sepse, também conhecida como infecção generalizada. O programa aborda as causas, tratamento e possíveis complicações da doença, contando com a participação do médico infectologista Tiago Gomes.

O especialista, que também é mestre em saúde coletiva, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia e atua no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, explicou que a sepse é  o agravamento de uma infecção. Ele detalha que é uma resposta exacerbada do organismo quando as medidas adequadas não são implementadas a tempo.

Durante a conversa, Tiago diferencia a sepse do choque séptico, explicando que o choque séptico é a fase mais grave. "É quando todos os mecanismos orgânicos falharam. Então a pessoa pode de fato evoluir para o choque séptico", afirmou, ressaltando a importância de identificar e tratar a sepse rapidamente para evitar a progressão da doença.

O médico também destacou que qualquer infecção pode evoluir para sepse, seja ela bacteriana, viral ou fúngica. No entanto, pacientes com imunidade comprometida, como recém-nascidos e idosos, apresentam maior risco. "Quando a gente fala de alteração nesse processo de imunidade, a gente fala nos extremos de idade, por exemplo, naquele paciente muito novo, recém-nascido, e também um paciente idoso", explicou.

Tiago enfatizou a importância da detecção precoce e do tratamento em tempo oportuno. "A detecção precoce é o que pode fazer a diferença na vida desse paciente", pontuou. Ele reforçou que, após o diagnóstico, é crucial iniciar o tratamento com antibióticos ou antimicrobianos dentro da primeira hora para aumentar as chances de recuperação do paciente.

O especialista também abordou os avanços no tratamento da sepse, mencionando o uso de instrumentos padronizados e tecnologias que auxiliam no diagnóstico e acompanhamento dos pacientes. "Neste momento, a gente de fato tem um suporte de diagnóstico, de exames que são feitos e de condutas que são padronizadas para que a gente possa fazer o tratamento eficaz a esse paciente", concluiu.

Sobre o PB Saúde Cast - O PB Saúde Cast é distribuído semanalmente, por temporada, no canal do YouTube da PB Saúde, no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music. A cada episódio, profissionais que atuam em unidades e serviços de saúde públicos do estado da Paraíba, conversam sobre temas relevantes na área de saúde, orientando a população sobre os serviços oferecidos pelo SUS no estado e também sobre dicas para melhoria na saúde e na qualidade de vida. 

O episódio foi dirigido por Felipe Miranda; apresentado por Diogo Almeida, assessor de imprensa da PB Saúde; com direção e edição de vídeo por Jackson Diniz; produção por Thibério Rodrigues; e identidade visual por Alice Pereira. O PB Saúde Cast é gravado na sede da PB Saúde, em João Pessoa.