Notícias
PB Saúde Cast: saiba mais sobre a enxaqueca e seus impactos na qualidade de vida

O PB Saúde Cast, podcast oficial da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde, lançou nesta quinta-feira (2) um novo episódio dedicado a um tema que afeta milhões de pessoas: a enxaqueca. Com a participação do médico neurologista Apolônio Peixoto, especialista em avaliação e tratamento de dores e cefaleias, o programa trouxe informações valiosas para quem sofre com essa condição.
Durante a conversa, Apolônio esclareceu a diferença entre a enxaqueca e uma dor de cabeça comum. "A enxaqueca é uma doença que tem sua origem no sistema nervoso central. É como se fosse no centro de comando cerebral, mais especificamente numa região chamada de hipotálamo", explicou o neurologista, destacando a complexidade da condição que vai além de uma simples dor.
O especialista também abordou a natureza multifatorial da enxaqueca, que envolve tanto fatores genéticos quanto ambientais. "A relação desses fatores genéticos com os fatores ambientais, que são o sono, a alimentação, os hábitos de vida e, dentre esses, tem um peso muito grande a questão emocional", afirmou Apolônio, ressaltando a importância do controle do estresse e da ansiedade na prevenção das crises.
Um ponto crucial discutido foi a identificação dos sintomas associados à enxaqueca, que a diferenciam de outras dores de cabeça. "Pode ser uma dor de cabeça acompanhada de tontura, de enjoo, de muita sensibilidade à luz, a barulho, menor que seja, a cheiros fortes. É uma dor que piora com qualquer movimento do corpo ou da cabeça, piora com esforço", detalhou o médico, enfatizando que a enxaqueca não é "apenas uma dor de cabeça".
Embora a enxaqueca não tenha cura, o médico trouxe esperança ao falar sobre o controle da doença. "Não é uma doença que a gente consegue falar em cura, mas consegue falar em controle, identificando os gatilhos principais para as crises, modificando os hábitos de vida que estão perpetuando, que são prejudiciais para aquele indivíduo e com o tratamento adequado, a gente consegue um bom resultado", pontuou.
O tratamento da enxaqueca, disponível no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires – unidade gerenciada pela PB Saúde e referência em neurologia na Paraíba –, é dividido em agudo e profilático. Além de analgésicos e anti-inflamatórios para crises, Apolônio mencionou opções modernas como a toxina botulínica, anticorpos monoclonais e até a estimulação magnética transcraniana, que visam diminuir a frequência e intensidade das crises.
Sobre o PB Saúde Cast - O PB Saúde Cast é distribuído semanalmente, por temporada, no canal do YouTube da PB Saúde, no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music. A cada episódio, profissionais que atuam em unidades e serviços de saúde públicos do estado da Paraíba, conversam sobre temas relevantes na área de saúde, orientando a população sobre os serviços oferecidos pelo SUS no estado e também sobre dicas para melhoria na saúde e na qualidade de vida.
O episódio foi dirigido por Felipe Miranda; apresentado por Diogo Almeida, assessor de imprensa da PB Saúde; com direção e edição de vídeo por Jackson Diniz; produção por Thibério Rodrigues; e identidade visual por Alice Pereira. O PB Saúde Cast é gravado na sede da PB Saúde, em João Pessoa.