Notícias
PB Saúde Cast: cuidados com a saúde emocional e física de crianças internadas

Nesta quinta-feira (16), o PB Saúde Cast, podcast oficial da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde, apresenta um episódio especial dedicado a um tema de grande relevância: o cuidado com a saúde emocional e física de crianças em ambiente hospitalar. Em um mês tão significativo como o mês das crianças, o programa traz à tona discussões essenciais sobre como tornar a internação menos traumática para os pequenos pacientes.
O episódio conta com a participação de Sheila Serpa, médica pediatra, intensivista e mestre em saúde da família. Com vasta experiência na área, Sheila, que atua como coordenadora da UTI pediátrica do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela PB Saúde, compartilha informações valiosas sobre os desafios e as estratégias adotadas para garantir o bem-estar das crianças durante o período de internação.
A discussão aborda como o ambiente hospitalar, por sua natureza, pode ser estressante para qualquer pessoa, mas é particularmente mais desafiador para as crianças. "O ambiente hospitalar em si é estressante para qualquer pessoa, para o adulto, para o idoso, enfim. Para as crianças é particularmente mais estressante porque tem um componente de ansiedade um pouco maior, as crianças não têm muita previsão do que vai acontecer", explicou a médica. Ela enfatiza a importância de uma abordagem empática e individualizada, considerando a faixa etária e as necessidades de cada criança.
Entre as estratégias destacadas no podcast, a presença integral da família é apontada como um dos pilares fundamentais para a segurança e o conforto da criança. "A presença da família todo o tempo é um dos pilares mesmo. A criança fica muito mais segura e ansiosa se a família não está por perto, o pai e a mãe", ressaltou Sheila. Além disso, são mencionadas iniciativas como a cinoterapia (terapia assistida por cães), a brinquedoteca na enfermaria com a equipe de terapia ocupacional, e a criação de um ambiente mais lúdico na UTI, com televisão e festas de aniversário para as crianças e suas mães.
O programa também ressalta a importância do trabalho integrado da equipe multiprofissional, que vai desde a recepção até o transporte de pacientes para exames. A humanização na medicina pediátrica é um avanço contínuo, buscando incluir o paciente e a família nas decisões e condutas, transformando o período de internação em um momento de superação e cura, e não de trauma.
A médica conclui o episódio enfatizando a gratificação de presenciar a recuperação das crianças e a missão da PB Saúde em devolver à população paraibana seus pacientes em boas condições de saúde. "Graças a Deus, a maior parte dos pacientes saem bem recuperados, completamente recuperados e isso é muito gratificante. É nossa missão, a nossa missão de devolver para a população paraibana o seu paciente, seu parente em boas condições de saúde e seguir para casa recuperado", finalizou. O trabalho realizado no Hospital Metropolitano, que serve de espelho para outras unidades gerenciadas, demonstra o compromisso com um cuidado integrado e humanizado.
Sobre o PB Saúde Cast - O PB Saúde Cast é distribuído semanalmente, por temporada, no canal do YouTube da PB Saúde, no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music. A cada episódio, profissionais que atuam em unidades e serviços de saúde públicos do estado da Paraíba, conversam sobre temas relevantes na área de saúde, orientando a população sobre os serviços oferecidos pelo SUS no estado e também sobre dicas para melhoria na saúde e na qualidade de vida.
O episódio foi dirigido por Felipe Miranda; apresentado por Diogo Almeida; produzido por Thibério Rodrigues; com direção e edição de vídeo por Jackson Diniz; e identidade visual por Alice Pereira. O PB Saúde Cast é gravado na sede da PB Saúde, em João Pessoa.