Notícias
PB Saúde Cast: Agosto Dourado – amamentação como ato de amor, saúde e sustentabilidade

O PB Saúde Cast desta quinta-feira (31) aborda o tema Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização e incentivo ao aleitamento materno. A entrevistada é a enfermeira neonatologista e coordenadora da rede estadual de Banco de Leite Humano da Paraíba, Thaise Ribeiro, que destaca que a amamentação vai além de um ato de amor e saúde, sendo também um pilar da sustentabilidade e do enfrentamento às mudanças climáticas.
Thaise explica a relação direta entre o desmame precoce e as questões climáticas. "Quando você não amamenta, possivelmente você vai usar obrigatoriamente uma fórmula infantil, que é feita por uma indústria. E a indústria, para produzir essa fórmula infantil, acaba contaminando o planeta, principalmente com a liberação de gases tóxicos para a natureza", afirma. A produção e o uso de fórmulas infantis geram resíduos, como embalagens, e consomem grande volume de água, impactando negativamente o meio ambiente e a renda familiar.
A amamentação é um ato natural e biológico, mas socialmente determinado, ressalta a profissional. O tema da Semana Mundial de Amamentação 2025, "O papel da amamentação na sustentabilidade e no enfrentamento às mudanças climáticas", enfatiza a necessidade de criar e priorizar sistemas sustentáveis para apoiar a amamentação, garantindo justiça social e dignidade para mães e bebês, especialmente os mais vulneráveis.
A Paraíba se destaca por possuir a segunda maior rede de bancos de leite do Nordeste e a terceira do Brasil, com 26 unidades e uma nova sendo inaugurada em Solânea neste Agosto Dourado. Em média, são coletados 9 mil litros de leite por ano, atendendo cerca de 12 mil bebês em unidades hospitalares. Esse trabalho é fundamental para garantir que bebês prematuros e em UTIs neonatais tenham acesso ao melhor alimento.
Para as mães que desejam doar, Thaise Ribeiro orienta: "Só basta ela estar amamentando o filho dela com saúde, não apresentar nenhuma doença ou nenhuma medicação que contraindique a amamentação e entrar em contato com o Banco de Leite mais próximo". As equipes vão até a casa da doadora para coletar o leite e fornecer as orientações necessárias, simplificando o processo de doação.
Thaise encerra o bate-papo com um recado: "oferecer leite materno para o seu bebê é oferecer a melhor opção de alimentação e garantir a qualidade de vida para sua criança, não hoje, mas no futuro". Ela reforça que o leite materno é um medicamento para bebês prematuros, e que "um frasquinho de leite materno pode ajudar a alimentar dez bebês numa unidade neonatal".
Em caso de dúvidas ou para ser doadora, entre em contato com o Banco de Leite Anita Cabral pelo Instagram (@bancodeleite.anitacabral), ou pela Secretaria de Saúde do Estado (@saudepbgov) ou pelo WhatsApp: (83) 99103-0059.
Sobre o PB Saúde Cast - O PB Saúde Cast é distribuído semanalmente, por temporada, no canal do YouTube da PB Saúde, no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music. A cada episódio, profissionais que atuam em unidades e serviços de saúde públicos do estado da Paraíba, conversam sobre temas relevantes na área de saúde, orientando a população sobre os serviços oferecidos pelo SUS no estado e também sobre dicas para melhoria na saúde e na qualidade de vida.
O episódio foi dirigido por Felipe Miranda; apresentado por Diogo Almeida, assessor de imprensa da PB Saúde; com direção e edição de vídeo por Jackson Diniz; produção por Mary Jéssica; e identidade visual por Alice Pereira. O PB Saúde Cast é gravado na sede da PB Saúde, em João Pessoa.