Notícias
Nova diretora-geral assume comando do Hospital Edson Ramalho e anuncia gestão focada em humanização, eficiência e excelência técnica
O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) iniciou um novo ciclo administrativo nesta quinta-feira (18), com a posse da sanitarista Lidiane Nascimento Cassimiro como diretora-geral da unidade. A solenidade foi realizada no auditório da PBPrev, em João Pessoa, e reuniu representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), gestores, coordenadores e servidores do HSGER.
Lidiane assume o cargo anteriormente ocupado pelo médico cirurgião Aluízio Lopes, que foi nomeado pelo governador Lucas Ribeiro para a direção-geral do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital.
Durante a cerimônia, a nova diretora agradeceu a confiança depositada pelo governador e destacou o compromisso de conduzir uma gestão pautada pelo cuidado com as pessoas, pela valorização do trabalho em equipe e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Tudo o que fazemos é pensando nas pessoas. Precisamos sempre nos colocar no lugar do outro, ter empatia e pensar na coletividade. É essa visão que vamos seguir, cuidando do nosso semelhante e trabalhando para oferecer respostas cada vez melhores aos pacientes”, destacou a diretora.
Na ocasião, Lidiane ainda reconheceu a parceria de gestores e equipes da SES e da PB Saúde ao longo de sua trajetória profissional e destacou a importância da união entre as instituições para fortalecer a assistência à população. “A gente recebe esse desafio com a certeza de que, quando trabalhamos em equipe, as coisas fluem. Ninguém consegue nada sozinho. Não existe o ‘eu’, existe o ‘nós’”, declarou.
Fortalecimento dos processos internos
A chegada da nova diretora foi celebrada pelas lideranças da instituição. O diretor técnico do hospital, Ramonn Chaves, ressaltou a experiência de Lidiane na área da regulação e afirmou que sua presença contribuirá para o fortalecimento dos processos internos da unidade.
“Lidiane fez um excelente trabalho na Regulação Estadual e chega para agregar. Ela traz um novo olhar, uma nova energia e encontrará uma equipe técnica, comprometida e preparada para continuar avançando. Conhecemos nossos desafios, mas também sabemos o quanto avançamos nos últimos anos”, frisou Ramonn.
Já a diretora assistencial do HSGER, Laís Pinto, enfatizou a capacidade de resolução da unidade e o comprometimento das equipes. “O Edson tem o meu coração por causa dessas pessoas. É um hospital que, apesar das fragilidades estruturais, consegue resolver os problemas dos pacientes graças ao empenho dos profissionais. Existe uma união muito grande entre os setores e isso faz toda a diferença”, reconheceu.
Laís também comemorou a chegada de uma mulher ao comando da instituição. “Gosto muito da força feminina na representatividade. Nós temos uma sensibilidade e uma capacidade de acolhimento muito importantes para a gestão de grandes serviços. Seja muito bem-vinda”, afirmou.
Representando a PB Saúde, a diretora de Atenção à Saúde, Ilara Nóbrega, ressaltou que a experiência de Lidiane em regulação e organização do acesso aos serviços será fundamental para enfrentar os desafios de um hospital de grande porte. “Lidiane traz uma expertise muito importante em gestão de fluxos, giro de leitos e organização da assistência. São conhecimentos fundamentais para um hospital da complexidade do Edson Ramalho, que funciona sete dias por semana e atende pacientes de toda a Paraíba”, disse.
Gestão será guiada por três pilares
Ao assumir a direção-geral do Hospital Edson Ramalho, Lidiane apresentou os três pilares que nortearão sua gestão: excelência técnica, humanização e eficiência operacional. Segundo a gestora, os três eixos precisam caminhar juntos para garantir qualidade assistencial e respostas mais rápidas às demandas da população. “Sem esses três pilares, não conseguimos oferecer uma resposta positiva à população”, defendeu.
A nova diretora destacou que o hospital ocupa um papel estratégico dentro da rede estadual de saúde e representa esperança para milhares de pacientes. “O Edson Ramalho não é apenas mais um equipamento de saúde. Para quem precisa dele, ele representa esperança. Aqui, sempre estará o amor da vida de alguém. Sem o paciente, não existiria o sistema de saúde. Por isso, toda pauta precisa ser analisada pensando primeiro no benefício que ela trará para os usuários do SUS.”
Por fim, Lidiane ressaltou a importância de fortalecer os serviços e ampliar a capacidade de resposta da rede pública. “Precisamos continuar fortalecendo nossos processos de trabalho e avançando de mãos dadas. O objetivo é tornar o Hospital Edson Ramalho cada vez mais forte, eficiente e preparado para atender a população paraibana”, concluiu.
Trajetória construída na gestão da saúde pública
A nova diretora-geral do Hospital do Servidor General Edson Ramalho possui uma trajetória consolidada na gestão pública em saúde. Lidiane Nascimento Cassimiro é bacharela em Direito e em Gestão Pública, pós-graduada em Direito Sanitário e sanitarista. Ao longo da carreira, acumulou experiência nas áreas de regulação, planejamento, auditoria, gestão hospitalar e organização do acesso aos serviços de saúde.
Nos últimos anos, esteve à frente da Gerência Executiva de Regulação e Avaliação da Assistência da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), função em que participou diretamente da estruturação de políticas e programas voltados à ampliação do acesso da população aos serviços especializados. Entre as experiências de destaque também está a direção do Hospital do Bem, em Patos, unidade de referência em oncologia no Sertão paraibano.
Reconhecida pelo perfil técnico e pela capacidade de articulação entre diferentes níveis da gestão pública, Lidiane participou de iniciativas estratégicas para a saúde estadual, especialmente em ações relacionadas à regulação assistencial, à organização das redes de atendimento e ao fortalecimento do SUS na Paraíba.
Agora, à frente do Hospital Edson Ramalho, ela assume a missão de dar continuidade ao processo de crescimento da unidade, qualificar processos, fortalecer a assistência prestada aos usuários e ampliar a eficiência dos serviços oferecidos à população.
