Notícias

Hospital Regional de Guarabira avança na assistência, amplia serviços e investe em estrutura no ano de 2025

publicado: 19/12/2025 08h30, última modificação: 18/12/2025 16h36

O Hospital Regional de Guarabira (HRG) encerra o ano de 2025 com números expressivos, importantes investimentos e avanços significativos na qualidade da assistência prestada à população. Este ano, a unidade já registrou 162.282 atendimentos. Com inovação, qualificação profissional e foco na humanização do cuidado, a unidade hospitalar vem reforçando seu compromisso com a saúde pública e com a melhoria contínua dos serviços prestados à população. 

Entre os principais avanços estruturais deste ano, destaca-se a inauguração do novo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) da unidade, com investimento de R$ 2.060.000 do Governo do Estado no primeiro equipamento de tomografia da rede pública de saúde do Brejo paraibano. A iniciativa ampliou o acesso da população a exames de imagem de alta complexidade, fortalecendo o diagnóstico e a resolutividade dos atendimentos.

“Com a chegada do primeiro tomógrafo da rede pública da região, conseguimos dar mais agilidade aos diagnósticos, reduzir a necessidade de transferências para outros municípios e oferecer mais segurança e precisão na condução dos tratamentos. Esse investimento fortalece a resolutividade do hospital e impacta diretamente na qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes”, destacou Igor Monteiro, diretor-técnico do HRG. 

A maternidade do Hospital Regional de Guarabira também está passando por uma transformação histórica. Com uma grande reforma em fase final, o hospital se prepara para se tornar a primeira maternidade de média e alta complexidade do Brejo paraibano. A nova estrutura contará com ampliação do centro cirúrgico, passando de duas para quatro salas, além da implantação de cinco salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto). 

Durante o período de reforma, a assistência continua sendo garantida por meio de uma estrutura provisória com características de hospital de campanha, instalado em uma área superior a 600 m². A estrutura está assegurando o funcionamento pleno de setores essenciais, como internações, urgência e ambulatórios, mantendo a continuidade do cuidado aos pacientes.

Na área assistencial, o hospital recebeu 30 novas bombas de infusão contínua, reforçando o atendimento prestado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na Pediatria. A unidade também investiu em inovação e segurança do paciente com a implantação do uso de QR Code para notificação de eventos adversos, facilitando a comunicação com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) de forma rápida, segura e sigilosa.

Outro destaque foi a implantação da Comissão de Pele, voltada à prevenção e ao tratamento de lesões por pressão, especialmente em pacientes acamados ou com mobilidade reduzida, contribuindo para a redução de complicações e melhoria da qualidade assistencial.

A odontologia hospitalar também avançou de forma significativa ao longo do ano, com a ampliação do atendimento para todos os setores do hospital, incluindo urgência, emergência e clínica médica. Entre as ações desenvolvidas estão a oferta de laserterapia e realização de procedimentos de média complexidade e capacitações em higienização em saúde bucal. 

Na área da assistência farmacêutica, o HRG implantou a farmácia clínica na enfermaria da clínica médica, com o objetivo de melhorar o giro de leitos, oferecer cuidado individualizado e evitar o prolongamento desnecessário das internações. Como resultado, a unidade registrou redução de óbitos evitáveis e diminuição do tempo médio de permanência hospitalar.

Também foi iniciada a atuação da Comissão de Farmácia e Terapêutica, com foco na padronização hospitalar, revisão e implantação de protocolos e no melhor aproveitamento dos insumos. As ações resultaram em capacitações realizadas em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente, contribuindo para a melhoria dos processos de dispensação e prevenção de erros.

O hospital ainda aderiu ao projeto Lean nas Emergências, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com grandes hospitais de referência nacional, como Albert Einstein, Sírio-Libanês e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O projeto tem como objetivo otimizar fluxos, reduzir gargalos e qualificar a assistência, especialmente nos setores de urgência e emergência.

Números 

Do total de 162.452 atendimentos registrados durante este ano, 148.120 procedimentos foram realizados pelo Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), enquanto foram contabilizadas 1.629 cirurgias, 4.603 atendimentos ambulatoriais, 2.134 atendimentos obstétricos e 5.796 internações.

“Encerramos 2025 com a certeza de que o Hospital Regional de Guarabira vive um dos momentos mais importantes da sua história. Cada investimento realizado, cada serviço ampliado e cada inovação implantada refletem o compromisso do Governo do Estado e da PB Saúde em oferecer uma assistência cada vez mais resolutiva, segura e humanizada. Mesmo em um ano marcado por grandes obras, mantivemos o hospital em pleno funcionamento, garantindo o cuidado à população do Brejo paraibano”, concluiu Rosicler Pinheiro, diretora geral do HRG.