Notícias

Agosto Lilás: Hospital Metropolitano promove atividades de sensibilização ao enfrentamento da violência contra a mulher

publicado: 25/08/2025 18h01, última modificação: 26/08/2025 09h35

 O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, da rede estadual e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), iniciou, nesta segunda-feira (25), uma programação alusiva à campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo reforçar a conscientização e o enfrentamento da violência contra a mulher. A ação segue até a quarta-feira (27) com atividades voltadas para saúde, bem-estar, empoderamento e conscientização social. 

No primeiro dia de programação, a equipe de Fisioterapia da unidade hospitalar promoveu um momento de ginástica laboral, abordando práticas de saúde e bem-estar. Também nesta segunda-feira (25) foi realizado um curso de automaquiagem para gestoras com foco no autocuidado, autoestima, amor-próprio e na importância da apresentação pessoal.

O segundo dia de atividades será marcado por uma roda de conversa com as palestras de Renata Quintans, ouvidora da mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e Lídia Moura, secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba. As discussões irão envolver temas como saúde ocupacional, psicologia e serviço social. Em seguida, haverá um debate sobre a assistência a mulheres em situação de agressão dentro do ambiente hospitalar.

Já o encerramento da programação contará com a apresentação do programa estadual ‘Antes que Aconteça’, que busca identificar sinais de violência contra a mulher e promover ações preventivas. A atividade terá a participação da segunda-dama da Paraíba, Camila Mariz Ribeiro, coordenadora estadual do programa, com palestra de sensibilização e conscientização sobre a causa, seguida de um coffee break.

O gerente de Enfermagem do Hospital Metropolitano, Clisten Corgellys, levar a campanha Agosto Lilás para dentro da unidade hospitalar tem o propósito de mostrar às profissionais que elas não estão sozinhas, assim como proporcionar momentos de capacitação, para que estejam preparadas para lidar com situações que podem surgir, relacionadas à violência contra a mulher. 

“Hoje, no nosso hospital, grande parte dos profissionais são mulheres. E quando falamos em cuidar de vidas, precisamos lembrar também de cuidar de quem cuida: nossas enfermeiras, técnicas, fisioterapeutas, médicas e todas as colaboradoras que fazem parte da nossa equipe. Essa campanha parte de um princípio muito importante: ninguém solta a mão de ninguém. Sabemos que a violência doméstica existe, que a violência psicológica existe. Mas também sabemos que, juntos, podemos enfrentar esse desafio. O Agosto Lilás está aqui para fortalecer, acolher e conscientizar”, destacou.