INSTITUCIONAL

Informações institucionais sobre a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde)

A FUNDAÇÃO

A PB SAÚDE, instituída pelo Governo do Estado da Paraíba, é uma fundação pública dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de utilidade pública e beneficência social, sujeita ao regime próprio das entidades privadas sem fins lucrativos quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas, tributários e fiscais, regida pela Lei Complementar nº 157, de 17 de fevereiro de 2020, do Estado da Paraíba.

A fundação dispõe de uma estrutura de Governança Corporativa que abrange um Conselho de Administração composto por Secretários de Estado e representantes da sociedade civil, um Conselho Fiscal formado por servidores públicos e representantes da sociedade civil e por sua Direção Superior (1 Superintendência e 2 Diretorias) que é responsável pela gestão técnica, patrimonial, financeira, administrativa e operacional da entidade.

Assumindo um compromisso social com a execução de uma gestão em saúde alinhada com as melhores práticas, zelando sempre, pela transparência de seus atos, pela eficiência e a efetividade de suas decisões e pelo alcance de resultados em saúde que possam contribuir de forma relevante para a saúde e melhoria das condições de vida da população paraibana.

 A PB SAÚDE tem o compromisso de manter e aprimorar, em conjunto com a SES, as ofertas de cuidados em saúde, a capacidade instalada de leitos, bem como, zelar pelo patrimônio, parque tecnológico e ativos outros operacionais para continuar oferecendo em tempo oportuno os serviços assistenciais necessários ao bem estar das paraibanas e paraibanos. Nesse sentido, a Fundação fará gestão, dos serviços estaduais de saúde, lançando mão das melhores práticas de gerenciamento com o objetivo de atingir melhores resultados em saúde, com qualidade e segurança.

Missão, Visão e Valores

LEGISLAÇÃO

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL


Organograma


Direção Superior 

A Direção Superior, órgão de direção responsável pela gestão técnica, patrimonial, financeira, administrativa e
operacional da PB SAÚDE é constituída por 3 (três) membros.

 

Arimatheus Silva Reis
Diretor Superintendente

Médico Clínico com atuação em Medicina Intensiva e Urgência e Emergência, graduado pela Universidade Federal de Campina Grande e especialista em Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo. Arimatheus Iniciou sua carreira em Campina Grande, a frente da Direção Clínica do Hospital de Clínicas de Campina Grande, onde coordenou a equipe médica especialista no enfrentamento da COVID-19 durante a pandemia. Em 2021, assumiu a Coordenação Regional do Opera Paraíba na II e III macrorregião de saúde. Em 2022, assumiu a Direção Geral do Hospital Regional de Picuí. Em janeiro de 2023, assumiu o posto de Secretário Executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde.

Alexandre Bento de Farias
Diretor Administrativo e Financeiro

Graduado em Ciências Contábeis pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), especialista em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custo (IBEC) e pós-graduado em Gestão em Saúde e Administração Hospitalar pela Faculdade UniBF. Atuou como gerente do Núcleo de Recursos Humanos e diretor administrativo do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa; e como contador de prefeituras e câmaras municipais na Paraíba. Possui experiência e treinamento nas áreas de compliance; licitações e contratos administrativos; e qualidade e excelência em gestão e administração pública.

Ilara da Nóbrega Costa
Diretora de Atenção à Saúde

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com especialização em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente pelo Instituto de Educação e Pesquisa Sírio Libanês, aluna da especialização em Gestão Hospitalar e Auditoria em Serviços de Saúde pelo INEX. Atuou como gerente de aprimoramento às Redes de Atenção à Saúde do Projeto AMAR BID/SES - PB; Membro do colegiado para avaliação e elaboração de protocolos e pareceres durante a pandemia, na Paraíba; Chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Complexo de Pediatria Arlinda Marques; Supervisora de Redes de Atenção da Secretária Municipal de Saúde de Aracaju; Coordenação da Unidade Mista de Saúde José Figueiroa, em São Cristóvão/SE. Também tem experiência na área de ensino e pesquisa.

Conselho de Administração (Consad)

 O Conselho de Administração é o órgão de deliberação superior, controle e fiscalização da PB Saúde, constituído
por 8 (oito) membros e seus respectivos suplentes, nomeados pelo Chefe do Poder Executivo estadual.


Jhony Weslley Bezerra Costa
Secretário de Estado da Saúde

Marialvo Laureano dos Santos Filho
Secretário de Estado da Fazenda

Antônio Eduardo Cunha
Conselho Estadual de Saúde

Carlos Tibério Limeira Santos Fernandes
Secretário de Estado da Administração

Fábio Andrade Medeiros
Procurador Geral do Estado

Arimatheus Silva Reis
Diretor Superintendente da PB SAÚDE

Gilmar Martins de Carvalho Santigo
Secretário de Estado do Planejamento e Gestão

Soraya Galdino de Araújo Lucena
Conselho de Secretarias Municipais de Saúde - COSEMS/PB

Conselho Fiscal (CFISCO)

O Conselho Fiscal, órgão responsável pela fiscalização da gestão econômico-financeira da PB Saúde, é constituído
por 5 (cinco) membros e seus respectivos suplentes, nomeados pelo Chefe do Poder Executivo estadual.

Maria Auxiliadora de Brito Veiga Pessoa
Secretaria de Estado da Saúde

Abílio de Medeiros Rodrigues
Secretaria de Estado da Fazenda

Edson Cruz da Silva Júnior
Conselho Estadual de Saúde

Lúcio Landim Batista da Costa
Procuradoria Geral do Estado

Rodolfo Emmanuel Lima Serrano
Controladoria Geral do Estado


Onde estão nossas unidades gerenciadas



Fundação Paraibana de Gestão em Saúde - PB Saúde

Av. Presidente Epitácio Pessoa, 1410, 1º Andar, Expedicionários, João Pessoa - PB - CEP: 58.040-000

Telefone: (83) 3229-9100

E-mail: fundacao@pbsaude.pb.gov.br

Horário de funcionamento: 8h às 16h30