Notícias

Atendimento rápido realizado pelo Programa Coração Paraibano salva vida de forrozeiro no Parque do Povo

publicado: 05/06/2023 14h32, última modificação: 05/06/2023 14h32

Na noite do último sábado (3), o atendimento em tempo hábil realizado pelo Programa Coração Paraibano, gerenciado pela PB SAÚDE, foi determinante para salvar a vida de um homem, de 52 anos, que aproveitava a festa junina no Parque do Povo, em Campina Grande. O folião era hipertenso e apresentou forte dor de cabeça, quando foi levado ao posto de atendimento e realizou exames e consulta, através da telemedicina, com a equipe de cardiologistas do Hospital Metropolitano de Santa Rita, unidade coordenadora do Programa Coração Paraibano. 


De imediato, foram realizados exames de eletrocardiograma remoto e consulta, em tempo real, com a equipe do Metropolitano, que indicaram um padrão de sobrecarga de ventrículo esquerdo. O paciente, então, foi encaminhado na ambulância do programa para a hemodinâmica do Hospital de Trauma de Campina Grande, onde foi realizado o cateterismo. 

 

“O atendimento ágil, através da presença do programa Coração Paraibano dentro da festa no Parque do Povo foi essencial para o diagnóstico rápido e a adoção de condutas para confirmar a ocorrência do infarto do miocárdio no paciente. Nesse caso, o infarto foi descartado, mas não poderíamos arriscar não realizar o cateterismo”, explica o médico Elvio Lievert, que recebeu o paciente dentro do Posto Médico e realizou as primeiras condutas. 

 

A SES irá manter um Posto de Atendimento Avançado no Parque do Povo para fazer atendimentos de baixa complexidade e socorrer pacientes com alterações cardíacas durante os 32 dias de festa. De acordo com a cardiologista da PB Saúde e coordenadora médica do núcleo Campina Grande, Raquel Pinto, o paciente encontra-se estável, sem queixas, e recebeu alta nesta segunda-feira (5), com o ajuste de medicações anti-hipertensivas. Para a família, o atendimento foi essencial, uma vez que ninguém tinha conhecimento da gravidade do quadro do paciente.  

 

“Fomos pegos de surpresa. Meu tio foi dar uma volta na festa e de repente passou mal. A gente não sabia que o atendimento era tão grandioso. Se não tivesse tido esse atendimento tão rápido, ele não teria sobrevivido, foi primordial, fez toda a diferença. Nossa gratidão a todos que nos ajudaram e a esse programa, que eu ainda não conhecia. É muito importante”, expressou a sobrinha do paciente, Vanessa Lourenço. 

 

Com início em março deste ano, o Programa Coração Paraibano já salvou a vida de mais de mil paraibanos. Durante os festejos juninos, além do atendimento de prontidão no Parque do Povo, uma ambulância e uma aeronave estão disponíveis para a locomoção de pacientes.  O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, enxerga o programa como um marco na saúde pública do estado. 

 

“O Coração Paraibano tem sido um grande diferencial na assistência cardiológica da Paraíba, através de um serviço inovador que integra redes em cada macrorregião via telemedicina.  Nossa presença estratégica, nas principais regiões do estado tem, de fato, ajudado a salvar vidas. O atendimento realizado na noite do último sábado em Campina Grande, mostra o quanto a saúde da Paraíba tem avançado, em compromisso, qualidade e inovação”, destaca. 

 

Os hospitais regionais de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Guarabira, Itabaiana, Mamanguape, Piancó, Pombal, Taperoá, Sousa, Picuí e de Monteiro, além da UPA Princesa Isabel compõem as unidades de saúde que integram o programa. Já os centros de referência do programa são o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita; o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande; e o Complexo Regional Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, unidades onde estão localizadas as hemodinâmicas.

 

A dinâmica de atendimento do programa prevê o direcionamento do paciente que sofrer um infarto a um hospital mais próximo para realizar a trombólise, ou para uma unidade coronariana para realizar o cateterismo de urgência, por meio da regulação que é feita pela Central Estadual de Regulação que é gestora dos leitos de cardiologia de toda a Paraíba. Essa descentralização do atendimento cardíaco especializado diminui o tempo de resposta para o socorro dos pacientes, elevando a taxa de sucesso no socorro destas vidas.