Hospital Metropolitano celebra 4 anos de inauguração com apresentações musicais e homenagens aos profissionais e usuários

publicado: 06/04/2022 09h48, última modificação: 06/04/2022 11h04

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB Saúde, completou 4 anos de inauguração, na última segunda-feira (04). Para celebrar a data, a unidade que integra a rede estadual de saúde, promoveu uma programação com homenagem aos profissionais e usuários do serviço.

Pela manhã a Banda do Corpo de Bombeiros da Paraíba, recepcionou os trabalhadores no horário de troca de plantão. Às 9h, ocorreu no auditório da instituição a entrega de certificados em reconhecimento aos profissionais que atuam na unidade, desde o início das atividades.

Já, no período da tarde, o culto ecumênico foi marcado pela participação do “Coral Vozes da Liberdade”, formado por reeducandos do Presídio Silvio Porto, em João Pessoa. Com arranjos e regência do maestro Sergio Gerarde, o coral masculino, cantou as músicas: Trem Bala (Ana Vilela), Te Agradeço (Ana Paula Valadão), Alívio (Jessé Aguiar), entre outras.

De acordo com o diretor adjunto do Presidio, Ivan Gonçalves, o coral existe há 4 anos, mas devido à pandemia, as apresentações estavam suspensas. “Essa está sendo a primeira apresentação deles, após um longo período de ensaios, por conta da pandemia. Sem dúvidas um dia marcante, para eles, para nós, e todos os que fazem o Metropolitano. Um hospital que tem o compromisso em cuidar de vidas, e que hoje promoveu o bem-estar aos nossos apenados. Agradecemos a iniciativa e acolhida da Direção e Assessoria de Comunicação”, ressaltou.

Segundo o diretor superintendente da PB Saúde, Daniel Beltrammi, o compromisso da Fundação está sendo cumprido à medida que ações como essas ocorrem. “Nossa missão é promover cuidados integrais em saúde, e saúde não é ausência de doença, é preciso considerar o bem-estar físico, mental e social. Para nós foi uma honra receber o Coral Vozes da Liberdade. O Governo do Estado vem trabalhando no sentido de promover a reintegração social, e acho que todos nós temos o dever de participar e incentivar projetos fundamentais como este”, expressou.

O culto ecumênico contou ainda com mensagens dos representantes da Arquidiocese da Paraíba, Seminarista Euclides Franklin Marinho, e da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos, estaca Santa Rita, Alesson Rocha. No encerramento o diretor do Hospital Metropolitano, Gilberto Teodozio, realizou um balanço dos resultados alcançados pelas equipes nos 4 anos.

“Neste 4 de abril, contabilizamos mais de 60 mil exames realizados no CDI; mais de 4.400 mil cirurgias de média e alta complexidade em adultos e crianças; Mais de 6 mil procedimentos hemodinâmicos; Mais de 10mil atendimentos ambulatoriais; Mais de 600 minicursos, capacitações e treinamentos aos profissionais da casa e da rede estadual de saúde, reafirmando o compromisso do Metropolitano em ser um centro formador, capacitando através da Educação Permanente os trabalhadores de saúde. E mais do que números, celebramos 4 anos de trabalho humanizado, características fortemente reconhecidas pelos nossos pacientes, acompanhantes, usuários e trabalhadores do serviço”, pontuou o gestor, Gilberto Teodozio.

1º Transplante Cardíaco: Entre os marcos e pioneirismos realizados pela equipe do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, inclui-se o mais recente, em 26 de março deste ano, a realização com sucesso do primeiro transplante de coração 100% SUS, da história da saúde pública da Paraíba. Até a publicação dessa matéria, o paciente encontra-se em plena recuperação e com previsão de alta para os próximos dias.

Hospital Metropoltiano celebra 4 anos_2.jpegHospital Metropoltiano celebra 4 anos_5.jpegHospital Metropoltiano celebra 4 anos_6.jpeg