I Fórum de Farmácia Clínica da PB SAÚDE promove debate técnico e científico no Hospital Metropolitano

publicado: 23/01/2023 12h19, última modificação: 25/01/2023 12h32

Profissionais que utilizam seus conhecimentos para aprimorar os tratamentos médicos e atuar no rastreio e prevenção de doenças, os farmacêuticos clínicos tiveram, na última sexta-feira (20), dia nacional do farmacêutico, uma grande oportunidade de renovar seus conhecimentos e trocar experiências com renomados profissionais da área no I Fórum de Farmácia Clínica PB SAÚDE. O evento, cujo tema central foi "Farmácia clínica: cuidar, inovar e educar", aconteceu de forma gratuita, com certificação a profissionais de outras instituições de saúde e estudantes.

Segundo o coordenador de Farmácia Clínica do Metropolitano, Felipe Piris, o objetivo foi dar maior visibilidade e reconhecimento ao papel do farmacêutico, uma vez que este profissional está presente em diversas áreas e possui um papel social fundamental, através da produção, orientação, inovação, pesquisa e gerenciamento sobre o uso de medicamentos.

“Planejamos as atividades deste fórum com muita atenção para assegurar que as palestras e debates abordassem temas atuais relacionados à farmácia clínica, além de desafios globais ligados à segurança do paciente e uso sustentável de medicamentos. Oferecendo também um momento de aprendizado e qualificação técnica aos profissionais”, pontuou o gestor.

Com uma programação diversa, o evento contou com palestras, mesa redonda e espaço para debates, com foco na segurança do paciente. As atividades foram das 8h às 17h20. O local escolhido para realização foi o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, instituição gerenciada pela Fundação PB SAÚDE, que fica localizada no município de Santa Rita.

Para a estudante do curso de Atendente de Farmácia, Maria Helena Mendonça, de 20 anos, que participou do evento, essa foi uma oportunidade imperdível de aprendizado e troca de experiências. “Eu fiquei sabendo do evento por meio do grupo do curso que eu faço e logo me inscrevi. Achei muito interessante as palestras que assisti hoje, os profissionais trouxeram muitos conhecimentos de excelência que vão me ajudar a continuar desenvolvendo meus estudos na área, já que meu objetivo é futuramente ingressar em um curso superior para ser farmacêutica”, relatou a estudante.

Segundo o diretor de atenção à saúde da Fundação PB SAÚDE, Gilberto Teodozio, promover projetos como estes, está entre as prioridades da Fundação. “Incentivamos e buscamos promover esses momentos para que todos cresçam em conhecimento, seja os nossos colaboradores ou profissionais de outras unidades. Com um propósito de que eles (os participantes) estejam preparados para prestar os melhores serviços, de forma que o paciente seja o maior beneficiário”, declarou.

Sobre o evento:

A primeira palestra do evento, cujo tema foi “Implantação do serviço de Farmácia Clínica em hospital do SUS”, ministrada por Felipe Piris, apresentou ao público o processo de implantação do serviço de Farmácia Clínica no Hospital Metropolitano.  Já, em sequência, a infectologista do Metropolitano, Larissa Negromonte, abordou o “Manejo de infecções por bactérias multirresistentes (MDR)".

De acordo com Larissa, a infecção por esse tipo de bactéria é um problema mundial de saúde pública. “Essa piora no perfil de sensibilidade das bactérias aos antibióticos acontece pelo uso excessivo deles, não só no ambiente hospitalar, como na própria comunidade e na agropecuária”, frisou a médica. Ela explicou, ainda, que os pacientes que têm infecção por bactéria resistente, acabam tendo um maior tempo de internação e maior risco de morbi-mortalidade. “Existe uma limitação terapêutica, em alguns casos, por conta da resistência destas bactérias, então o controle de infecção atua para prevenir a disseminação dessas bactérias no ambiente hospitalar e também orientando o diagnóstico e tratamento adequado”, afirmou Larissa.

Durante o evento, que foi organizado pela equipe de Farmácia Clínica do Metropolitano, com o apoio da Assessoria de Comunicação, Educação Permanente, Recepção e Nutrição, ocorreu ainda sorteios. Os prêmios incluíram 10 kits, contendo  2 livros (Febre e Sintomas Respiratórios e Guia de Prática Clínica do Conselho Regional de Farmácia (CRF)) e 1 botton do CRF cada, além de um voucher no valor R$160,00 para ser utilizado em uma loja de fardamentos.

Encerrando a primeira parte da programação pela manhã, o coordenador de Arritmologia e Eletrofisiologia do Metropolitano, Renner Raposo, ministrou uma palestra sobre “Monitorização terapêutica e manejo de reações adversas da anticoagulação oral". Em seguida, houve uma pausa para o almoço.

As atividades da tarde foram retomadas com a abertura de uma mesa redonda que abordou “A importância da equipe multidisciplinar na segurança do paciente em serviços de saúde". A mesa contou com a participação do coordenador das UTIs Clínica e Neurológica do Metropolitano, Rodrigo Leal, da diretora tesoureira do CRF-PB, Kamilla da Costa, e com mediação do coordenador de Farmácia Clínica do Metropolitano, Felipe Piris.

Outras três palestras compuseram a programação, sendo estas: “As abordagens terapêuticas de lesões cutâneas ligadas à estomaterapia", ministrada pela coordenadora da Assessoria de Pede e da UTI Endovascular do Metropolitano, Anny Michelle;  "Antibioticoterapia: intervenções farmacêuticas em hospital do SUS”, apresentada pela  farmacêutica clínica do Metropolitano e doutora em produtos naturais e sintéticos bioativos, Laisla Peixoto; E, finalizando o evento, Felipe Piris palestrou sobre Farmácia Clínica e Cuidados Paliativos.